CLIQUE NO NOVO SITE:

http://escolaar tballet.com.br/

 

Faça sua Matrícula

Garanta sua vaga!  clique aqui 

Glossário

 

~A~

ADAGIO: (lentamente) qualquer dança ou combinação de passos feitos para música lenta; série de exercícios efetuados durante a aula com o fito de desenvolver a graça, o equilíbrio e o senso de harmonia e beleza das linhas.

 

AIR (EN I'AIR): (No ar) Indica que o movimento de perna será feito fora do chão

 

ALLEGRO: (Vivo, esperto) Qualquer passo que seja feito com rapidez e agilidade. Todos os passos de elevação tais como  entrechats,  cabrioles, assemblés, jetés etc., obedecem a esta classificação.

 

ALLONGÉ: (Alongado) Alongar ao máximo o corpo na posição em que está. Por exemplo: 4ª posição allongé

 

ARABESQUE: (Arabesco)  Uma das poses básicas do ballet, que tira o seu nome de uma forma de ornamento. No ballet, é uma posição na qual se apóia numa só perna (estendida ou em fondue), e  a outra perna  fica estendida para trás, podendo estar encostada no chão ou formando um ângulo  de 30°, 45° ou 90°.  Os braços  ficam  estendidos em várias posições harmoniosas criando a  linha mais longa possível  da ponta dos dedos da mão à dos pés. Os ombros devem ser mantidos retos em frente à linha de direção. 

  

 
Arabesque 45º   Relevé Arabesque 90º

 

 ARRIÉRE (EN ARRIÉRE): (Para trás) Termo indicado para movimento feito para trás.

 

ASSEMBLÉ: (Unido) Um passo no qual um pé escorrega pelo chão como num tendu, é jogado ao ar, e nesse momento, o bailarino levanta a perna de apoio, esticando os dedos dos pés. Ambas as pernas vão ao chão, uma após a outra, em 5ª posição.

 

ATTITUDE:  (Atitude) Uma pose do ballet tirada da estátua de Mercúrio por Jean Bologne. Indica a posição na qual o corpo é sustentado por uma perna, enquanto a outra está levantada atrás ou na frente, com o joelho dobrado em 90 °, e bastante virado para fora.

  

Attitude Devant Attitude Derriere

 

 AVANT (EN AVANT): (Para frente) Termo indicativo do movimento feito para frente.

 

~B~

BALANCÉ: (Passo balançado) Este passo é muito parecido com o passo de valsa e é uma alternativa de balança, passando o peso de um pé  para o outro. O  balancé  pode ser feito cruzando o pé na frente ou atrás.

 

BALLON: (Balão, bola) Indica a habilidade do bailarino se manter no ar durante o salto, assim como sua elasticidade, sendo esta comparada ao movimento de uma bola ao tocar ao chão e voltar ao ar.

 

BALLONÉ:  (Pulando como uma bola)  O bailarino faz um fondue com a perna de base (sustentação) e coupé com a perna de ação, em seguida faz um relevé executando simultaneamente um battement com a perna de ação. e retorna à primeira posição. Costuma ser um passo que avança em uma diagonal.

 

Foundue na perna de sustentação Relevé esticando a perna de ação

 

BALLOTÉ: (Jogado, atirado) Um alegre passo atirado no qual se faz um coupé com uma perna e um petit develloppé com a outra, em geral é feito em séries, sendo feito um balloté a frente e um atrás na sequência.

 

BATTEMENT: (batida de perna)

Battement tendú: (batida tensa ou esticada) o pé da perna ativa desliza para longe do corpo, sem retirar os dedos do chão

Battement glissé: (batida deslizada) como o battiment tendu o pé desliza para longe do corpo, mas nesse movimento ele (escapa( ou (desliza( para  fora do chão até uma atura de 2 a 3 cm acima

Battement jeté: (batida jogada) muito similar ao battement glissé, com a diferença de que a perna deve se elevar mais, entretanto não passando de 45° do chão

 

BATTERIE: (Bateria) Termo utilizado para designar qualquer movimento em que as pernas ligeiramente batem no ar.

 

BRISÉ: (Quebrado)  Um pequeno salto com deslocamento lateral, no qual um pé é empurrado da 5ª posição para 2ª posição en l’air, o segundo pé alcança o primeiro no meio do salto executando uma batida em 5ª. Pode ser também descrito como um assemblé batido.

 

~C~

CABRIOLE: (Salto da cabra) Pequeno salto em que uma perna fica no ar, e a perna de base salta, indo (esticada) de encontro a que está no ar

 

CHAINÉS (ou DEBOULÉS): (Elos, encadeados) Deslocamento por uma série de voltas rápidas de primeira posição, na ponta ou em meia ponta

 

CHANGEMENTS: (Troca de pés) Passo saltitante em que os pés saem de quinta posição e são trocados no ar passando por primeira e caindo em 5ª

 

CISEAUX: (Tesoura)  Um  movimento em forma de tesoura abrindo-se as pernas numa posição ampla e en l'air cortando com ambas o ar, cruzando com um movimento brusco uma das pernas levando-a esticada da frente para trás.

 

CLOCHE: (Sino) O pé passa da frente para trás através da primeira posição

 

CODA: (Cauda) É uma passagem que leva a dança a uma conclusão. É o momento que marca o fim de uma suíte de danças, como ocorre no Grand Pás.

 

~D~

DESSOUS (ou UNDER): (Para baixo) Indica que o pé que trabalha vai para (ou passa) trás do pé de base. Por exemplo, pas de bourrée dessous.

 

DESSÚS (ou OVER): (Para cima) Indica que o pé que trabalha vai para (ou passa à) frente do pé de base. Por exemplo, assemblé dessus.

 

DIVERTISSEMENT: (Diversidade) 1. Uma seção de danças no balé que não tem nenhuma conexão com o enredo ou história. 2. Um  trecho de um longo balé  apresentado como uma

parte separada

 

~E~

ÉCHAPPÉ: (Escapado) Um movimento feito de uma posição fechada (1ª ou 5ª), a partir da qual os pés escapam simultaneamente para uma posição aberta (2ª, 4ª ou 5ª).  Em geral, na execução desse passo os pés não deixam de tocar o chão, e precisam deslizar por ele até atingirem a posição aberta (na ponta ou na meia-ponta). Com exceção do echappé sauté, cujo movimento é feito a partir de um pequeno salto.

 

Preparação em 5ª Échappé de 2ª pos. Échappé de 4ª pos.

                  

 EMBOITÉ: (Encaixado) Os pés através de um pequeno salto, trocam de posição com o joelho levemente dobrado

 

ENCHAINEMENT: (Ligado) Uma sequencia de dois ou mais passos ligados para executar uma frase da música

 

ENTRECHAT: Um passo no qual o bailarino pula no ar posição e cruza rapidamente as pernas atrás uma da outra, podendo cair com os dois pés no chão (deux, quatre, six, huit e dix) ou com um só (trois, cinque, sept e neuf). 

Entrechat deux (2 cruzamentos) – é o próprio changement

Entrechat trois (3 cruzamentos) – saindo de 5ª, salta com a perna da frente fazendo um pequeno echappé en l’air de 2ª, bate 5ª a frente e troca, caindo em coupe atrás   

Entrechat quatre (4 cruzamentos) – saindo de 5ª, faz dois changements no ar caindo no chão com a 5ª a frente

Entrechat cinq  (5 cruzamentos)    idêntico ao  quatre, a diferença é que a perna  que começa na frente cai em coupé no ultimo cruzamento

Entrechat  six  (6 cruzamentos)    saindo de 5ª, faz 3 changements no ar, sendo que a perna que começa na frente, termina atrás em 5ª

Entrechat sept (7 cruzamentos) – idêntico ao six, a diferença é que a perna que começa na frente cai em coupé no ultimo cruzamento

 

ENTRELACÉ: (entrelaçar) movimento feito com salto. Eleva-se a perna direita a 90°, com a esquerda em um plié. Salta-se girando o corpo para o lado oposto e trocando as pernas no cair. Finaliza o passo caindo com  a perna direita em plié e a esuqerda em arabesque.  

 

ENVELOPPÉ: (Embrulhar) é o contrário do developpé.

 

ÉPAULEMENT: (De ombros) Um  ligeiro movimento dos ombros, levando um ombro para frente e outro para trás, o que resulta numa ligeira torção da parte superior do tronco.

 

~F~

FAILI: (Falhado) saindo de 5ª posição croisé direita a frente, faz um souté virando o corpo para  ouvert  e abrindo 1ª posição, ao tocar os pés no chão o pé esquerdo desliza para 4ª posição em croisé.

 

FLIC-FLAC: (Estalo, estalido) saindo de 5ª posição com uma perna em coupé, desliza para uma posição aberta, passando pelo chão e elevando até 45°. A perna em seguida retorna pelo mesmo caminho voltando para coupé. Esse exercício pode ser feito en tournant.

 

FOUETTÉ: (Chicotada) Um movimento de chicote realizado pela perna que esta elevada enquanto essa passa pela frente ou atrás da perna de base. Pode ser de vários tipos:

Demi-fouetté – realiza um salto com as abrindo em 2ª, então, ainda no ar vira-se o corpo caindo em posição de arabesque.

Grand fouetté – pode ser feito com salto ou sobre a ponta ou meia-ponta. A perna de ação é elevada a 90º devant, em seguida gira-se o corpo em meia volta, deixando a perna de ação na posição de arabesque.

Petit-fouetté ou fuetté a terré em tournant – a perna direita deve estar na posição de degagé a la second, o pé direito (varre( o chão empurrando o corpo num giro no qual o pé direito permanece no coupé.

Fouetté round de jambe em tournant – é o movimento no qual se realiza uma sequencia de giros. Quando o bailarino está en face, a perna de ação deve passar pela 1ª com a perna de base em fondu, em seguida a perna de ação realiza um rond de jambe para 2ª posição ao mesmo tempo que a perna de base estica. É feito então um raccourci da perna de ação juntamente com um giro en dehors na ponta ou meia-ponta, mantendo a perna em passe.

Fouetté italiano – a partir de quarta posição, eleva-se a perna de ação à 2ª posição en l’air enquanto a perna de base faz releve. A perna de base desce num plié enquanto a perna de ação passa pela sua frente pelo chão. Em um movimento simultâneo o corpo vira para croisé e a perna de ação fica em attitude derriere.

 

~G~

GARGOUILLADE: Pas de chat com um rond de jambe en l'air, este último feito com a perna que pula primeiro.

 

GLISSADE  (Deslizamento). Um passo onde, da quinta posição em demi-plié, é feito um jeté à la seconde com a perna da frente, tomando impulso para um pequeno salto onde a perna de trás fecha na frente. Pode ser devant, derriére, dessous, dessu, en avant, en arriére, en tournant

 

~P~

PAS DE BASQUE: (Passo de basco( Um passo característico das danças tradicionais dos bascos. É um passo alternado em três tempos com um movimento largo de lado a lado. Para realizá-lo, começa em 5ª  croise  com a perna direita a frente. A perna esquerda faz um  plié enquanto a direita realiza um rond de jambe a terre, ao mesmo tempo que o corpo gira para a outra direção ficando numa 4ª posição ouvert. Em seguida a perna esquerda passe em chassé para 4ª  croisé. Esse movimento pode ser feito  também em  sauté, nesse caso é chamado de

SAUT DE BASQUE

 

PAS DE BOURRÉE: (Passo de Bourrée) Bourrée é o nome de uma dança folclórica de algumas das províncias da França. Sua conexão com os pas de bourrée do balé clássico é obscura, tendo sido introduzido, com certa estilização. É um passo de locomoção em geral com três movimentos de pernas. Estando os pés numa posição não cruzada (não podem estar em 5ª por exemplo), a perna esquerda cruza atrás da direita em uma 5ª, a perna direita abre para uma 2ª posição pequena, sendo seguido pela perna esquerda que fecha em 5ª agora na frente. Esse movimento pode ser feito na meia ponta ou na ponta. Muitas vezes é introduzido por um TOMBÉ. O pás de bourrée pode ser feito em diversas direções: en avant, en arriere, dessous, dessú, ou até en tournant.

 

PAS DE CHAT: (Passo do gato) Um salto rápido e preciso, fechado em quinta ou em terceira posição. Saindo de 5ª posição em plié, salta-se elevando primeiro a perna que está atrás e em seguida eleva-se também a perna da frente, caindo com as duas simultaneamente no chão em 5ª plié. Importante observar eu as pernas devem permanecer juntas no ar e dobradas, e , além  disso, quando estão no ar, a perna que estava atrás no chão deve aparecer na frente, voltando a ficar atrás quando termina o salto.

Grand pás de chat – é o nome dado ao  pás de chat  do método cubano, no qual a primeira perna a elevar-se não fica dobrada no ar, na verdade ela realiza um delevopé.

 

PAS DE CHEVAL: (Passo de cavalo) Começa com um coupé, esticando rapidamente a perna a frente, em seguida deve (raspar) a ponta do pé esticado no chão, trazendo a perna para perto do corpo, pulando graciosamente quando mudar de perna.

 

PAS MARCHÉ: (Passo de marcha) O termo significa um andar altivo e nobre. Quinta posição, pé direito à frente. Faça um developpé para a frente com o pé direito, coloque-o no chão em plié, quarta posição e continue alternando as pernas.

 

PENCHÉE: (Prancha) Inclinar o corpo para a frente, levantando a perna de trás, e fazendo o possível para as costas não descerem. No arabesque penché, o corpo deve formar uma linha reta.

 

POISSON: (Peixe) Grande salto no qual a perna da frente estica num grand jeté e realiza um envelope, ficando em passe durante a maior parte do salto, enquanto a perna de trás permanece esticada para trás.

 

PROMENADE: Quando gira o corpo vagarosamente com um pé no chão,  com um ligeiro movimento do calcanhar para o lado desejado mantendo uma pose definida.

 

~S~

SISSONE: Salto iniciando de duas pernas podendo cair em um pé com a perna trabalhada estendida para o lado, frente ou atrás. (Sissone ouvert) ou finalizando com as duas pernas juntas (sissone fermé)

 

~T~

TEMPS DE FLECHE: (Tempo de flecha) Consiste em um salto que inicia com a perna esquerda em passe, salta-se abaixando a perna esquerda e jogando a perna direita en  l’air a partir de um grand jeté ou de um developpé.

 

TEMPS LEVÉ: (Tempo elevado) Consiste de um salto para cima e a volta para o mesmo lugar, sempre sobre uma perna só, com a outra em qualquer posição (coupe derriére,  arabesque, etc); como em qualquer passo de salto inicia-se com o plié e também termina com o plié.