A bailarina ideal?

02-12-2011 01:05
Como é o corpo da bailarina ideal?? Será que o ideal de beleza para um bailarina é ser magérrima? Ou será que mais que beleza, isso seria uma necessidade, já que a bailarina precisa saltar, pular e realizar performances com seu partner?
Há quem diga SIM e SIM para as duas últimas perguntas. É o caso do dançarino e crítico de dança do New York Times, Alastair Macauly, que em 2010, ao assistir o ballet "O Quebra Nozes" apresentado pela companhia do Ballet da Cidade de Nova York, criticou a bailarina escolhida para interpretar o papel de Fada Açucarada dizendo: "Me parece que ela comeu açúcar demais!", se referindo a um possível sobrepeso da bailarina.
A bailarina a que ele se refere é Jenifer Ringer, que se defendeu em rede nacional dizendo "Não sou gorda". Ela também se recusou a exigir uma desculpa pública do homem que a criticou, e acrescentou: "meu corpo faz parte da minha forma artística, e está aqui para ser criticado".
Jenifer Ringer como Fada Açucarada, na apresentação de "O Quebra Nozes" em 2010

Ringer, hoje com 37 anos e vestindo tamanho 6 (equivalente ao manequim 40 no Brasil), se sente contente com seu corpo, embora já tenha enfrentado sérios problemas de distúrbios alimentares no passado. Segundo ela, seu corpo não segue o estereótipo de bailarina que se imagina, como um corpo magérrimo, na verdade está mais para corpo do tipo "mulherão".

Apesar de se sentir constrangida e magoada com as críticas recebidas, Ringer sabe que como bailarina, receberá críticas sobre seu corpo, mas ela mesmo confessa: "tive que me lembrar vária svezes que essa é a opnião de apenas um homem em meio a 2000 pessoas presentes naquela noite, as quais espero que tenham uma opnião diferente". Nathalie Portman, que interpretou a bailarina em crise em busca da perfeição em "O cisne negro" (e para isso teve que perder cerca de 10 kg) defendeu Jenifer dizendo "onde que é aceitável julgar artístas pelo seu tamanho?".

Jenifer Ringer explica, com orgulho: "Uma das coisas maravilhosas do Ballet da Cidade de Nova York, é que lá eles aceitam todos os tipos de corpo que se pode imaginar: altos, baixos, atléticos, tipo "mulherão" (com curvas) e também as magrinhas. (...) E EU ACREDITO QUE DANÇA DEVE SER VISTA MAIS COMO UMA CELEBRAÇÃO DISSO, DE SE VER ESSAS MULHERES BONITAS COM SEUS DIFERENTES TIPOS DE CORPOS, TODAS DANÇANDO JUNTAS AO SOM DE UMA BELA MÚSICA. É ISSO QUE DEVE SER CELEBRADO."

Sendo assim, voltamos a pergunta incial desse artigo: como é o corpo da bailarina ideal? Eu acredito que o ideal para uma bailarina é ter um corpo saudável e fisicamente preparado para as exigências técnicas do balé. Assim como Jenifer Ringer e muitas outras que são perfeitas naquilo que fazem.

NÃO MALTRATE SEU CORPO, CUIDE DE SUA SAÚDE, ISSO É O MAIS IMPORTANTE

Fontes: https://www.dailymail.co.uk/news/article-1338278/Jenifer-Ringer-fat-ballerina-responds-embarrassing-weight-jibe-refuses-demand-apology.html e https://www.dnainfo.com/20101214/manhattan/new-york-city-ballerina-defends-herself-against-body-insult