CLIQUE NO NOVO SITE:

https://escolaar tballet.com.br/

 

Faça sua Matrícula

Garanta sua vaga!  clique aqui 

En dehors - dicas para melhorar (Fabiana Machado)

02-05-2012 11:08

POR Fabiana Machado - Fisioterapeuta

Fonte: Escola de Dança Beth Libório

(Transcrito na íntegra)

 

 

En dehors - dicas para melhorar!!!

 
En dehors…preocupação de todos bailarinos!
Dentre os vários movimentos possíveis na articulação do quadril, um deles é a rotação externa do fêmur. No balé, esse movimento é chamado de en dehors. Dependendo da metodologia de ensino da escola onde você faz aula, esse movimento pode ser mais ou menos exigido.
O grau de rotação externa na articulação do quadril é determinado primeiramente pela estrutura óssea, e depois pelas características dos ligamentos articulares, músculos e cápsula articular. A cabeça do fêmur tem importante papel dependendo do seu tamanho e do ângulo em relação ao encaixe no quadril, pois ele limita bastante o en dehors!
Então, bailarinos, prestem bem atenção: “forçar o en dehors” pode trazer sérias lesões a quem tem limitações ósseas. Isso mostra que o corpo tem limites anatômicos que precisam ser respeitados. A dica é trabalhar alongamento e flexibilidade com cautela, juntamente com o trabalho de fortalecimento dos músculos rotadores externos que irão melhorar seu en dehors. Abaixo, segue um exercício de fortalecimento dessa musculatura citada.
1) posicionar-se de lado e amarrar uma faixa elástica ao redor das coxas:

2)fazer a rotação externa contra a resistência desse elástico. Vale lembrar que a coluna deve estar alinhada e é importante deixar o quadril imóvel durante o exercício:

Faça 3 séries de 10 repetições, quando ficar fácil troque a sua faixa elástica por outra mais forte.

Um abraço e bom trabalho!!